Início de abril marcado pelo evento "2VRT"

25/03/24
Início de abril marcado pelo evento "2VRT"

A 16.ª edição do 2VRT terá lugar no Hotel Lagoas Parque em Oeiras, nos dias 4 e 5 de abril. A organização está a cargo da Unidade de Intervenção Cardiovascular do Hospital de Santa Cruz (UNICARV) e da Unidade de Cardiologia de Intervenção do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca.

O 2VRT, como habitualmente, privilegia a participação dinâmica, a discussão, a troca de experiências contando com várias referências nacionais e internacionais e voltará a receber o patrocínio científico da EAPCI e da ESC.

Segundo a organização, o progresso permanente do conhecimento no campo cardiovascular torna fundamental a constante atualização de todos os que colaboram diariamente no cuidado de doentes cada vez mais complexos.

A evolução na área da intervenção coronária e estrutural transformou a Cardiologia, exigindo diferentes estratégias no tratamento da embolia, da doença coronária e na abordagem da insuficiência cardíaca de etiologia valvular, aórtica, mitral e tricúspide. Dentro da Cardiologia, os Laboratórios de Hemodinâmica intervêm com seus mais recentes desenvolvimentos tecnológicos segundo uma estratégia clínica diária delineada em parceria com todos os outros profissionais especialistas que operam em nível hospitalar e ambulatório, e que garantem a continuidade dos cuidados, mesmo a longo prazo.

O programa de intervenções terapêuticas integra cinco unidades, a UNICARV do Hospital de Santa Cruz, a Unidade de Cardiologia de Intervenção do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, Hospital de Évora, Hospital de Santa Maria e Hospital de Faro, transmitidas em tempo real para toda a audiência que será convidada a participar ativamente durante os procedimentos.

Haverá ainda seis casos Live-in-a-box da responsabilidade dos hospitais de Santa Maria, Leiria, Erasmus Rotterdam, Garcia de Orta, Santa Cruz e Prof. Doutor Fernando Fonseca.

Na tarde de sexta-feira, dia 5, o 2VRT vai-se centrar justamente no novo mundo do intervencionismo no tromboembolismo pulmonar agudo. Esta patologia de elevada prevalência e risco dispõe nos últimos anos de um inovador conjunto de terapêuticas percutâneas, sob a forma de trombectomia ou de trombólise intrapulmonar, com imediato impacto hemodinâmico e promissores resultados clínicos a médio-prazo.

Após uma mesa-redonda de atualização, tomará lugar um alargado fórum multidisciplinar de discussão, centrado em casos clínicos e contanto com um vasto painel médico de especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas de diferenciação, que darão um contributo para a divulgação e discussão destas técnicas.

O programa e as inscrições (gratuitas com limite de vagas) encontram-se disponíveis em  https://registration.2vrt.pt/

Partilhar

Publicações