Opinião

“O acompanhamento psicológico, em todas as fases da DT1, revela facilitar o ajustamento psicológico da doença”

Vasco Vicente Costa, do ISPA – Instituto Universitário, desenvolveu um projeto que aborda como é viver com diabetes tipo 1 (DT1) e afirma que é muito mais do que controlar valores de glicemia. Para milhares de crianças, adolescentes e cuidadores, trata-se de uma rotina exigente, repleta de desafios emocionais, decisões constantes e um medo silencioso que acompanha o quotidiano. Este artigo propõe uma reflexão sobre o impacto psicológico desta condição e sobre a urgência de cuidarmos, também, de quem cuida. Leia o artigo de opinião completo.

Mieloma múltiplo: avanços representam o desafio de “assegurar o acesso equitativo e atempado às novas terapêuticas”

Catarina Geraldes, diretora de Serviço de Hematologia Clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, aborda os mais recentes avanços no tratamento do mieloma múltiplo (MM).“O investimento em inovação, capacitação de recursos e logística hospitalar deverá ser articulado com políticas de saúde que reconheçam o valor destas terapêuticas, não apenas pela sua eficácia clínica, mas também pelo seu impacto humano e socioeconómico”, reflete.  Leia o artigo de opinião.

Qual é a relação entre a obesidade e a doença do refluxo gastroesofágico?

A propósito do Mês da Saúde Digestiva, Alexandre Ferreira, gastrenterologista no Hospital da Luz e membro da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, reflete sobre a doença do refluxo gastroesofágico. Além de referir números que expõe a sua incidência, lembra que são vários os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento desta condição e termina com um apelo para que mais políticas sejam instauradas e contribuam para o combate da patologia em Portugal. Leia o artigo de opinião.

Cancro da bexiga: o silêncio de um tumor barulhento

No âmbito do Mês de Sensibilização para o Cancro da Bexiga, que se assinalou em maio, Mariana Malheiro, oncologista no Hospital CUF Tejo, destaca a importância do reconhecimento, do diagnóstico precoce e tratamento eficaz do cancro da bexiga. Leia o artigo de opinião completo.

Publicações