Atualidade

Um estudo recente, conduzido pelo Dr. Asim Dave e outros investigadores norte-americanos, publicado no Jornal Foods, indica que o consumo de uvas poderá estender a esperança de vida em cinco anos, além de reduzir o risco de fígado gordo não-alcoólico, conforme ficou demonstrado neste trabalho que avaliou ratinhos submetidos a dietas hipercalóricas à base de gorduras.

A Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) apresentou o relatório “Retrato da Investigação e Inovação em Cancro em Portugal” no passado dia 13 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian. Esta recolha e análise de dados descreve a investigação e inovação em cancro em Portugal nos últimos 10 anos. A News Farma marcou presença no evento e traz até si depoimentos dos intervenientes, bem como o ambiente vivido no decorrer da apresentação. Veja o vídeo.

No dia 9 de outubro, entre as 15h00 e as 17h30, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), em parceria com a Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP), vai organizar a ação “À conversa no elétrico da dermatite atópica”.

“Quero ser um bastonário aglutinador e de proximidade”. Palavras proferidas esta quarta-feira, 28 de setembro, pelo Dr. Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) desde 2014, em apresentação, decorrida na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, da sua candidatura ao cargo de bastonário da OM com o lema “Juntos pela Saúde”. As eleições para o triénio 2023/2025 estão marcadas para janeiro.

A ação de promoção de rastreios gratuitos de espirometria por todo o país com o intuito de detetar precocemente a presença de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), promovida pela Sociedade Portuguesa do Pulmão (FPP) e criada em maio deste ano, promete ter continuidade e o mote é “Nesta estação teste o seu pulmão”.

Um estudo retrospetivo conduzido no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOLFG) confirmou o impacto da pandemia da COVID-19 no acesso aos cuidados de saúde, que se refletiu na redução das consultas e o decréscimo do diagnóstico de carcinomas pavimento-celulares (CPC) da laringe.

Cerca de 60 % dos doentes com uma situação aguda de doença cardíaca não chama o  Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), deslocando-se ao hospital por meios próprios algo que "nunca deveria acontecer", asumiu hoje, 28 de setembro, o Prof. Doutor Filipe Macedo, coordenador do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direção-Geral da Saúde (DGS)

Atualizar os profissionais de saúde sobre temáticas alusivas à infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) e Monkeypox, considerando o que foi partilhado na AIDS 2022 – The 24th International AIDS Conference é um dos propósitos com a realização do webinar AIDS 2022 & Monkeypox Hot Topics, agendado para 8 de outubro, por videoconferência.

Uma experiência pioneira em doentes com lúpus eritematoso sistémico (LES), que não tinham respondido a qualquer tratamento anterior, mostrou uma remissão da doença com esta terapia celular avançada com recurso a células T CAR.

De acordo com um estudo recente, publicado na revista Bone Marrow Transplant, o transplante de células estaminais do sangue do cordão umbilical em doentes com leucemia mieloide aguda (LMA) contribuiu significativamente para a remissão da doença, atingindo resultados acima dos 90 %.

Publicações