Atualidade
O centro de apoio psicológico do INEM atendeu 4.837 chamadas de pessoas que necessitaram de intervenção psicológica nos primeiros oito meses deste ano, uma redução de 650 contactos face ao mesmo período de 2023.
A propósito do Dia Internacional das Lesões na Coluna Vertebral, assinalado a 5 de setembro, um novo estudo revela que, a incidência das lesões traumáticas vertebro medulares (LTVM) na população portuguesa é relativamente alta, com 21,9 casos por milhão de habitantes.
A campanha de vacinação sazonal do outono-inverno de 2024-2025 começa em 20 de setembro, nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nas farmácias, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, com uma comunidade de 410 mil utentes na região, pretende assegurar cobertura total de médicos de família no espaço de dois anos, tendo, de momento, 25 mil pessoas sem este serviço assegurado.
Portugal tem quase 15 mil cuidadores informais, dos quais mais de 9 mil são cuidadores principais, segundo dados do Instituto da Segurança Social relativos a julho, sobretudo mulheres com idade média próxima dos 60 anos.
Das 15 medidas urgentes do Plano de Emergência e Transformação da Saúde, oito estão concluídas, seis estão em curso, e uma ainda será iniciada, disse a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, no momento em que fez o primeiro balanço da aplicação do plano, 100 dias após a sua aprovação.
A CUF vai investir 45 milhões num hospital em Braga, que estará pronto em 2027 e criará mais de 300 postos de trabalho. Segundo a comissão executiva da CUF, o novo hospital, que ficará localizado no espaço contíguo ao centro comercial Braga Parque, terá 12 mil metros quadrados e irá contar com três salas de bloco operatório e 40 camas de internamento.
O “Cardiology at a Glance - Edição MGF 2024" decorre a 13 de setembro, no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, e caracteriza-se por ser o evento onde especialistas de Cardiologia e Medicina Geral e Familiar (MGF) se sentam para debater acerca da articulação entre as duas especialidades.
O número de pessoas sem médico de família atribuído aumentou cerca de um milhão nos últimos cinco anos, situando-se em mais de 1,6 milhões de utentes em agosto.
No âmbito das comemorações do seu 125.º aniversário, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) vai atribuir o “Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública 2024”, que tem como objetivo contribuir para o progresso, promoção e reconhecimento da investigação e do apoio científico realizados em Portugal, na área da Saúde Pública.