“Estamos orgulhosos por nos juntarmos ao European Vaccine Hub (HVH). Isso significa que o iBET é reconhecido como um interveniente fundamental na vanguarda da investigação para o desenvolvimento de vacinas na Europa”, afirma a presidente executiva do instituto.
Em comunicado, a responsável explica que o EVH vai desempenhar “um papel crucial” na preparação da Europa para futuras pandemias.
“Este projeto está em perfeita sintonia com o compromisso do iBET com a investigação biomédica global e com a ambição de contribuir para o desenvolvimento da bioprodução na Europa”, reforça.
O consórcio EVH é composto por 11 beneficiários, 13 entidades afiliadas e associadas, de sete países diferentes, incluindo organizações líderes da UE diretamente envolvidas no desenvolvimento de vacinas e encarregadas da preparação para pandemias nos seus próprios países. O projeto é coordenado pela Sclavo Vaccines Association, uma organização sem fins lucrativos sediada em Siena, dedicada a apoiar a investigação e o desenvolvimento de vacinas.
O contributo tem como objetivo o desenvolvimento de um conjunto de protótipos de vacinas contra pandemias e “tecnologias escaláveis” através de um consórcio das principais instituições e fabricantes da UE no domínio da investigação e desenvolvimento de vacinas, “garantindo uma coordenação eficaz dos programas nacionais de investigação de vacinas”.
O iBET é uma instituição privada sem fins lucrativos, de utilidade pública, dedicada à investigação e desenvolvimento em Biotecnologia.
Fonte: LUSA