“Partilhar experiências é uma forma de crescer”: a antevisão do 18.º Congresso Nacional do Cancro Digestivo

04/10/22
“Partilhar experiências é uma forma de crescer”: a antevisão do 18.º Congresso Nacional do Cancro Digestivo

O Hotel MH Atlântico, em Peniche, foi o local escolhido para acolher o 18.º Congresso Nacional do Cancro Digestivo, uma iniciativa anual organizada pelo Grupo de Investigação do Cancro Digestivo (GICD), que vai decorrer entre os dias 13 e 15 de outubro. Em entrevista à News Farma, a Prof.ª Doutora Anabela Barros, na qualidade de representante do encontro, clarifica os temas em debate, convidando todos os interessados a participarem. Veja o vídeo.

A Prof.ª Doutora Anabela Barros começa por esclarecer que este ano o encontro será realizado em Peniche, “numa zona central” para permitir que “todos acedam [ao congresso] e que a deslocação seja mais fácil”.

Relativamente ao programa, a especialista afirma que o encontro vai começar “com o habitual um curso pré-congresso” dirigido aos oncologistas mais jovens que estão ainda em formação”, todavia, refere que o objetivo é “tentar atrais todos, mesmos aqueles que com mais experiência” para que “a possam compartilhar”. Este ano o curso vai abordar a “imunoterapia, uma área que está na ordem do dia em todas as áreas terapêuticas inclusivamente no tubo digestivo”, afirma.

Ao longo do congresso serão ainda discutidas “as várias áreas do tubo digestivo e, sobretudo, os temas mais controversos em que se possa apresentar as principais tendências em termos de tratamento, orientações, discuti-las e ainda colocar dúvidas”, refere a Prof.ª Doutora Anabela Barros, acrescentando: “Acho que devemos manter na nossa vida clínica sempre dúvidas porque isso obriga-nos a procurar respostas, não ter certezas definitivas é sinal de inteligência”.

Como nota final, a representante do congresso salienta que a “partilha de experiências é uma maneira de crescer” e que esse é precisamente o “intuito” do encontro, e conclui apelando a todos a participarem uma vez que “quanto maior for a participação maior é o crescimento”.

Consulte mais informações aqui.

Partilhar

Publicações