Cátedra Lifespan: os desafios do envelhecimento em perspetiva

Prof. Doutor Lino Patrício
02/02/22
Cátedra Lifespan: os desafios do envelhecimento em perspetiva

O Prof. Doutor Lino Patrício, diretor do departamento de CCV, do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), partilhou com a News Farma as particularidades do envelhecimento, tais como a heterogeneidade e as manifestações típicas associadas como doenças genéticas, oncológicas, cardiovasculares, entre outras. Leia o artigo do opinião.

Quando, em 2009, iniciei o programa de implantação de próteses aórticas percutâneas em doentes idosos com estenose aórtica, não sabia quão heterogéneo é o envelhecimento nem como é enorme o número de indivíduos considerados idosos que se mantêm física e cognitivamente saudáveis. Fui então percebendo que uma parte da sociedade, e até alguns médicos, não viam com bons olhos um tratamento oneroso para pessoas tão idosas, como se a idade os excluísse de serem cidadãos de pleno direito. Não poderei negar o impacto que o livro de David Sinclair (Lifespan – Why We Age and Why We don’t Have To) teve sobre a minha visão do envelhecimento, ali visto como uma doença genética onde as doenças associadas, cardiovasculares ou oncológicas, são consideradas manifestações fenotípicas.

Portugal é, a par da Itália, o segundo país mais envelhecido do mundo a seguir ao Japão. O que fizemos para aqui chegar parece relacionar-se com a baixa natalidade, mas seguramente com um atraso na mortalidade e, eventualmente, na senescência. Dizem os demógrafos que, apesar da pandemia COVID-19, que o número de idosos e muito idosos irá seguramente aumentar, e eu arrisco-me a dizer que esta transformação demográfica poderá resultar na “real pandemia” que teremos de enfrentar e que nenhuma vacina poderá controlar. Esta “pandemia” vai associar-se a situações mórbidas (demências, neoplasias e alterações cardiovasculares), custos para o Orçamento Geral do Estado e levantamento de problemas éticos e do direito, tais como o abandono, a violência e a eutanásia. Como um problema tem, não raras vezes, uma diversidade de soluções, as consequências geradas pelo acentuado envelhecimento demográfico só poderão ser resolvidas através de uma discussão multidisciplinar, aberta e construtiva, que poderá resultar em algumas pistas de atuação.

Neste sentido, através da colaboração entre o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), a Universidade de Évora (UÉ) e a Siemens Healthineers apoiados pelo entusiasmo da Prof.ª Maria Filomena Mendes e da Prof.ª Ana Costa Freitas, respetivamente Presidente do Conselho de Administração do HESE à data e Reitora da Universidade de Évora (UÉ) foi possível concretizar este projeto de lançar a Cátedra “Lifespan”, lançado no dia 2 de fevereiro.

Esta Cátedra está sediada na UÉ, mas totalmente aberta ao exterior, incluindo Universidades estrangeiras. Assim, desde já, realizaremos, no dia 8 de março, um workshop na UÉ para identificar questões científicas pertinentes neste domínio de atuação. Adicionalmente, entre 28 de março e 7 de abril, realizar-se-á ainda um programa de certificação denominado Innovation Think Tank – ITT Aging Challenges, onde pretendemos promover um brainstorming entre especialistas e sociedade civil para aprofundar temas como: Lifespan e saúde - eventual contributo da medicina; Lifespan e demografia - um problema ou uma oportunidade?;  Lifespan e as artes - uma visão livre; Lifespan e a economia - a expansão do mercado; e, Lifespan ética e o direito - a cidadania do idoso. Deste trabalho sairão propostas de trabalho para investigação, Doutoramentos e Mestrados e de formação não só dentro da UÉ, mas também na (e com a) comunidade.

É neste sentido que estamos motivados para esta nova missão: trazer a discussão os aspetos do aumento da esperança de vida com cada vez mais saúde física e mental, bem como as oportunidades e dificuldades que esta evolução poderá acarretar para a sociedade. Pensamos que o rigor científico, característico da UÉ, será o ecossistema ideal para o fazer sem preconceitos, mas de forma apaixonada como tudo deve ser feito na vida.

Partilhar

Publicações